Em Má Companhia

29/08/2017

29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para fumantes inveterados um dia qualquer - só mais um onde a rotina impera; compromissos com o trabalho, escola, casa, trânsito, pagar contas, enfrentar filas, ir ao banco, procurar emprego, cuidar da família, ir ao médico, encarar transporte público, ou mesmo encontrar com os amigos para uma resenha no social ou no virtual, e TUDO isso na companhia da nicotina.

Porque para o fumante é assim, o tabaco é um "companheiro onipresente". Há quem defenda que o tabaco acalma e relaxa.

Quem não fuma, arregala os olhos de surpresa, mas, a realidade é mesmo esta; o fumante é um dependente do tabaco. Planta cujo nome cientifico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar através de cigarro, charuto, cachimbo e rapé. No tabaco são encontradas substâncias tóxicas e nocivas à saúde, como por exemplo, terebentina, formol, amônia, naftalina, entre outras, e todas, muito prejudiciais. O uso intenso e frequente de cigarros aumenta a probabilidade de doenças como infarto do miocárdio, bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrame cerebral, úlcera digestiva e o mais alarmante o cigarro tem um potencial cancerígeno muito grande.

Então se o tabaco faz tão mal à saúde - porque fumam?

Pode parecer uma pergunta sem resposta, mas, não é - quem pode responder é o próprio fumante. O que podemos fazer é esclarecer, incentivar, conscientizar e apoiá-los a pedir e procurar ajuda. Familiares, amigos, médicos, psicólogos e especialistas estão e estarão sempre por perto. O dia de hoje, dia de combate ao fumo - pode até ser um dia qualquer - só mais um, mas, também pode ser menos um para quem anda na companhia da nicotina.


Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora